terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Disgrafia

Disgrafia deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, é “uma perturbação de tipo funcional que afeta a qualidade da escrita do sujeito, no que se refere ao seu traçado ou à grafia.” (Torres & Fernández, 2001,).
Prende-se com a “codificação escrita, com problemas de execução gráfica e de escrita das palavras” (Cruz, 2009). A criança com disgrafia apresenta uma escrita desviante em relação à norma/padrão, isto é, uma “caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas” (A.P.P.D.A.E., 2011), a chamada “letra feia”. 
Claro que uma criança em processo de aprendizagem da escrita apresenta dificuldades no traçado das letras, pelo que durante este período, o professor deverá revelar especial atenção e fornecer as orientações necessárias para que os alunos realizem adequadamente a escrita, evitando, a permanência de traçados incorretos que, consequentemente, poderão evoluir para um quadro de disgrafia. 



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